Já ouviu falar em Gerontologia? E em Consultoria Gerontológica?

10-09-2018

Afinal, o que é?

Gerontologia é o estudo do envelhecimento, incluindo as mudanças físicas, mentais, emocionais e sociais.

As informações sobre os estudos do processo de envelhecimento são usadas para desenvolver estratégias e programas para melhorar a vida qualidade de vida do Ser Humano.

O profissional formado em Gerontologia é denominado Gerontólogo. Contudo há Gerontólogo, Gerontólogo Social e Psicogerontólogo.

Todo o Gerontólogo tem formação em Saúde complementada com Bioquímica e Biofísica, Terapia e Reabilitação, Psicologia, Medicina, Ciências da Educação, Gestão e Administração Sociologia e Direito. 

Todos os profissionais de Gerontologia sabem:
Detectar, atempadamente, desvios de carácter patológico, durante o processo de envelhecimento;
Avaliar problemas de envelhecimento, qualidade de vida e bem-estar nas populações;
Conhecem as políticas de apoio à população idosa em Portugal e na União Europeia, nomeadamente, os sistemas de solidariedade social e de saúde;
Como intervir junto da comunidade família-idoso-prestadores de serviços;
Projectar, implementar e gerir programas de envelhecimento activo; 
Como acompanhar idosos em situações agudas, de reabilitação e de morte; 
Conhecem a tipologia diferenciada dos equipamentos e serviços de apoio a idosos.

A Consultoria Gerontológica oferece respostas várias para o Cuidador e para o Idoso, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida do idoso.

N'A Cuid'arte consiste na oferta de serviços personalizados com o objectivo de melhorar o envelhecimento do Cuidador e, consequentemente, do Cuidando.

Os serviços incluídos no pacote Consultoria Gerontológica consistem em dar apoio ao Cuidador (profissional ou informal/familiar, ex, actual ou futuro), seja apoio emocional, apoio na busca de resposta social, substituição do cuidador, informação e aconselhamento.